sexta-feira, 16 de março de 2012

SE LIGUE, CEMIG!!!


Até o início dos anos noventa, aproximadamente, a CEMIG construiu uma reputação invejável entre as prestadoras de energia elétrica no Brasil, e foi referência de atendimento das demandas energéticas em todo o mundo. Um ...motivo de orgulho ao povo mineiro, que ao ir ao Rio de Janeiro e se deparar com a LIGHT levantava as mãos aos céus agradecendo por sua situação. O mesmo acontecia com a COPASA, outra companhia 100% estatal até então.

Eis que surge a onda das privatizações e abertura para o capital multinacional das companhias telefônicas, siderúrgicas e diversas outras empresas, na corrente do neoliberalismo de FHC. “É um absurdo o Estado manter tantas empresas, com tão bons serviços, e ainda subsidiá-las em momentos de crise e instabilidade, garantindo a excelência de seus serviços aos cidadãos mineiros”, diziam eles. Era bom demais pra ser verdade. Afinal, o país já estava atrasado no processo da globalização econômica.

Pois bem. Moro em Lagoa Santa e trabalho em Belo Horizonte. A água da COPASA que chega na torneira da minha casa, em tempos de chuva, vira barro, além de conter permanentemente uma grande quantidade de calcáreo, o que torna-a não-potável e agressiva à pele e aos cabelos. A luz da CEMIG também cai sempre que arma qualquer chuvinha. Tenho um arsenal de velas e lanternas estrategicamente distribuídas pelos cômodos da casa para tais situações.

Ontem apresentaria uma AULA-SHOW no belo teatro Ney Soares, do UNI-BH, em Belo Horizonte. A equipe de som, de projeção e a banda passaram toda a tarde trabalhando e às 17:20 praticamente já havíamos passado o som para aguardar a apresentação, que seria às 20:30. Cerca de dez minutos depois a energia caiu e não retornou mais, obrigando a faculdade a cancelar a aula inaugural do Instituto de Comunicação e Design e o show que ocorreria em seguida. Essa não foi a primeira, nem a segunda, nem a décima vez que esse tipo de incidente aconteceu naquela faculdade. Recordo-me que no período de pré-campanha para a presidência da república, o professor e senador Cristovan Buarque foi obrigado a proferir sua palestra nesse mesmo auditório no escuro e aos gritos, pois acabou a luz. Diversas vezes os laboratórios de informática e multimídia param de funcionar devido à vergonha que é a prestação de serviços elétricos oferecida pela CEMIG atualmente. Algumas delas as aulas tiveram que ser canceladas, com alunos e professores voltando pra casa.




Meu pai trabalhou na CEMIG a vida inteira e se aposentou justamente na época do processo de abertura ao capital privado. Participou de todo o processo de construção do edifício sede e conseguiu se aposentar mantendo um salário digno, graças à FORLUZ, plano de saúde e aposentadoria complementar mantido pelos funcionários da empresa. Recebia, ao longo dos anos de trabalho um décimo quarto salário, conhecido como “Maria Rosa” e que nos folgava nas férias.

Hoje os funcionários de carreira da CEMIG já não têm mais as regalias, confortos e garantias de rendimentos que meu pai teve. Aliás, esse tipo de funcionário parece estar entrando em extinção na empresa. Ao invés de contratar, treinar e aperfeiçoar funcionários de carreira, a CEMIG cada vez mais terceiriza seus serviços, sublocando equipes técnicas de atendimento de empresinhas de ocasião. Quando você topar com algum funcionário dando manutenção na rede elétrica perto da sua casa, pergunte a ele quem paga seu salário. A CEMIG dificilmente será.

É com muito pesar que assisto à decadência de duas empresas que, em seus períodos estatais foram modelos exemplares de fornecimento de LUZ e ÁGUA, serviços essenciais e estratégicos para o desenvolvimento de qualquer sociedade, a partir da abertura ao capital privado. Não vale a pena nem começar a falar das operadores de telefonia e seus serviços de atendimento ao consumidor, não é mesmo? Fica pra outra vez, pois já gastei uma página inteira com isso.

Acho que o UNI-BH deveria acionar judicialmente a CEMIG e cobrar os prejuízos e transtornos que partilham com seus professores, funcionários e alunos e reivindicar uma bela multa devido à péssima qualidade de sua energia e atendimento.

Talvez a AULA-SHOW sobre marchinhas carnavalescas polêmicas, clássicas e atuais, seja remarcado em outra data. Informarei a todos por aqui. E dessa vez haverá uma canção a mais: “SE LIGUE, CEMIG”!


PS: SÓ CONSEGUI ESCREVER ESTE TEXTO INTEIRO SEM SER INTERROMPIDO GRAÇAS À BATERIA DE MEU NOTEBOOK. ADIVINHEM... ESTÁ SEM LUZ AQUI EM CASA AGORA.

SE LIGUE, CEMIG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário